Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Diálogos aponta os seguintes elementos na perspectiva de dialogar de maneira interdisciplinar e transdisciplinar com os seguintes temas: Direito fundamentais, Filosofia, Direito e sustentabilidade e Políticas Públicas. Direciona, portanto, seu objeto de interesse justamente para o projeto pedagógico do curso de graduação em Direito e a pós-graduação lato sensu em direito.

Nesse sentido, a Revista tem como finalidade constituir instrumento de veiculação de trabalhos científicos e doutrinários dedicados a aspectos e elementos que guardem relação com tais assuntos, em especial na área do Direito.
Assim, propõe-se que a linha editorial a ser seguida pela Revista Diálogos se subdivida em quatro eixos temáticos:

(I) Direito fundamentais;

(II) Filosofia;

(III) Direito e sustentabilidade;

(IV) Políticas Públicas.

Desse modo, os trabalhos e artigos a serem publicados na Revista devem enquadrar-se em, pelo menos, um dos eixos temáticos que compõem sua linha editorial. Eventualmente, a critério do conselho editorial, pode-se dedicar uma edição da Revista a determinado eixo temático, ou mesmo, a uma questão específica abrangida por quaisquer dos itens sugeridos.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação por Pares

A Revista Diálogos, do Curso de Direito da Faculdade Paraíso tem o objetivo de publicar artigos científicos de autores de instituições de ensino ou pesquisa, nacionais ou estrangeiras.

1. Serão aceitas colaborações inéditas e a publicação de um artigo está condicionada à sua adequação às normas editoriais, e seu simples recebimento desobriga a sua publicação. Excepcionalmente o Comitê Editorial poderá aceitar a submissão de trabalhos que já tenham sido publicados e caso isso ocorra, serão submetidos ao mesmo processo de avaliação pelos pares que aqueles inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista na qual seu trabalho tenha sido originalmente publicado, acompanhado de cópia do mesmo.

2. Os artigos serão avaliados mediante o processo de avaliação pelos pares, ou seja, os artigos serão submetidos à aprovação do Conselho Editorial composto por especialistas nos temas tratados. Os artigos serão enviados para a avaliação sem a identificação de autoria.

3. Os originais serão imediatamente encaminhados aos avaliadores. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas e do Comitê Editorial. No sumário, a seqüência de títulos de artigos obedecerá à ordem alfabética de sobrenomes de autores.

4. A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

5. Os artigos publicados na Revista Diálogos podem ser reimpressos, total ou parcialmente, desde que seja consignada a fonte de publicação original.

6. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Periodicidade

A Revista Diálogos é uma publicação regular e semestral, que conta com dois números e um volume por ano.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...